Mais Realismo Menos Conspirações


Mais Realismo Menos Conspirações
Tenho observado nos últimos tempos várias pessoas a lançarem as famosas teorias da conspiração perante esta pandemia que estamos a viver. Honestamente não sei se as pessoas acreditam nestas teorias ou se se deixam arrastar pelos outros, típico dos rebanhos, por inércia intelectual, modas ou até por medo, alienação ou defesa, ou seja o que for, certo é que fazem afirmações que me causam arrepios.
Vou aqui mencionar algumas dessas teorias que tenho ouvido acerca do covid-19.
Ouço dizer que este vírus foi criado em laboratórios chineses ou em laboratórios americanos, quando a ciência já o disse que surgiu através de um animal que infetou um homem.
Que este vírus infecta mas não mata e é como se fosse uma gripezinha. Conheço mesmo quem esteja a questionar os amigos nas redes sociais se tudo isto é uma mentira e desconfiam mesmo que alguém tenha morrido até ao momento. Características típicas de quem se quer alienar desta realidade. Só me faz lembrar aqueles idosos a viverem nos meios rurais que questionam que o Homem tenha mesmo chegado à Lua.
Já ouvi também misturarem este problema com situações partidárias e políticas, afirmando que estão a querer parar as economias e os países em geral por terem ideologias socialistas ou comunistas e não permitirem que o capitalismo possa prosseguir. Meu Deus, como é possível dizer-se isto...
Há muitos também que associam o aparecimento do coronavirus às recentes instalações do 5G em vários locais do planeta. Estou consciente dos problemas do 5G, mas daí a associar à causa do coronavírus!?
Outros vêm com a teoria que foram os illuminati que criaram esta pandemia. Para breve iremos ouvir que os pobres coitados dos alienígenas também já têm culpa do aparecimento deste vírus.
Isto para não falar das inúmeras fake news, como por exemplo referindo que Nostradamus tinha já profetizado esta pandemia à 500 anos atrás.
Além disso, saliento também as indicações e sugestões desta nova “espiritualidade” new age que também me faz arrepiar com afirmações de que só apanha a doença quem está numa baixa frequência energética e quem vive numa alta frequência torna-se imune à doença. Entendo a ideia, mas daí a criarem números fictícios de frequência para cada sentimento que o ser humano tem, parece-me demais.
Outros açambarcam tudo nos supermercados como se não houvesse amanhã, como se o mundo fosse efetivamente acabar. Enfim!!!
Sabemos que a taxa de letalidade desta doença é baixa, embora o contágio seja enorme. A questão de nos protegermos é apenas para não sobrecarregar os sistemas de saúde que estão de momento a abarrotar e sem mãos a medir. Sinto-me saudável e sem alarmismos quanto a este vírus, mas se puder evitar qualquer situação, poupando as instituições hospitalares, tanto melhor.
A realidade é que morreram até momento mais de 35.000 pessoas neste planeta e quase 1 milhão de pessoas foram já infetadas. E os números continuam a aumentar vertiginosamente. Se não formos responsáveis e se não contribuirmos com o abrandamento desta pandemia, aí sim pode ser efetivamente assustador e um pesadelo como em Itália ou em Espanha.
O meu apelo é que permaneçam em casa para quem o possa fazer. Sejam realistas e nao paranóicos. Não deixem que o medo vos paralise. Não deixem que estas conspirações vos toldem a mente.
O discurso do eles e nós já não funciona, estamos todos unidos e somos todos um.
Queixamo-nos sempre de falta de tempo nas nossas vidas, ora aproveitemos esta oportunidade, por mais desafiadora que seja, muitas vezes o estar em casa, confinado a um apartamento com filhos e teletrabalho, sabemos que não é fácil, mas sejamos práticos e metódicos e aproveitemos este tempo em família. Para quem está só, ponha em dia o que necessita e aproveite este tempo sagrado para se reconectar.
Sejam muito criativos, com tudo o que fazem, muito criativos mesmo!!! Reinventem-se a todo o instante!
Em vez de se desinformarem com o excesso de informação, sejam mais seletivos, ver uma vez por dia o telejornal é mais que suficiente, o restante é repetição e enchimento de chouriços para a nossa mente. Se quiserem seguir esta pandemia procurem a ciência e o que dizem os pareceres técnicos e não a desinformação constante das redes sociais. Não sigam opiniões mas antes discursos com carácter científico e credíveis.
Procurem meditar, fazer yoga ou exercício físico e dediquem-se às artes. Existem muitos professores a darem aulas de yoga online, sigam-os para se manterem centrados e firmes nestes tempos de desafio. Procurem os artistas que cada vez mais oferecem criações online.
Aproveitem para parar, refletir sobre as vossas vidas, encontrar novas soluções para o momento atual e para o futuro breve pós covid-19. E aproveitem para amar quem está ao vosso lado.
Sejam responsáveis e positivos, tudo irá passar, a ciência em breve irá descobrir vacinas para este vírus, estão a fazer-se enormes esforços neste sentido.
Lembrar e homenagear acima de tudo quem está na linha da frente desta pandemia que são os profissionais de saúde que assistem a isto todos os dias das suas vidas.
Sejam fortes, firmes, centrados e enraizados para segurarem bem o leme do barco das vossas vidas neste mar enfurecido e atormentado.
Um grande abraço virtual a todos.
Rui Sebők Bizarro

Comentários