Beltane é um dos maiores festivais da tradição celta, celebrado dia 1 Maio, marcando o fim do Inverno e o início do Verão. Bel é o deus celta do fogo e da luz.
Este festival representa o casamento sagrado da deusa e do deus, a união da Terra e do Céu, personificados pela Sacerdotisa e pelo Rei. É a celebração da sexualidade, da fertilidade e da complementaridade entre os opostos.
O Mastro de Maio, dos símbolos maim importantes é um tronco de pinheiro, que permite celebrar a abundância da Terra no início do Verão. É neste Mastro, onde os casais dançam, trançando fitas vermelhas e brancas e é também um símbolo fálico que fertiliza o ventre da Terra.
Uma festa que deve ser celebrada com muita alegria, com danças, coroas de flores, grinaldas e um banquete que valoriza os alimentos da época.
A fogueira é fundamental para que possamos nos livrar das doenças e que nos permita reiniciar a vida, de uma forma mais simples e pura. É dia dos casais saltarem sobre as fogueiras que se acendem em locais sagrados e em locais de poder, para atrair a boa sorte, a fertilidade e a abundância.
Em Portugal, a
Festa das Maias é um vestígio deste festival celta, onde as portas e as
janelas das casas ou as grelhas dos automóveis são enfeitadas com ramos
de giesta amarela ou com coroas de flores chamadas maia ou maio.
Rui Sebők Bizarro
Rui Sebők Bizarro

Comentários
Enviar um comentário