Ideias e (Pré) Conceitos: Falar sem Pensar!!!


Hoje gostaria de dar alguns exemplos de expressões que não me trazem nenhuma veracidade e são tão comuns:
“- Olá! Como estás?”
“- Está tudo bem, está sempre tudo bem comigo, está tudo ótimo!”
Quando me respondem desta forma, imediatamente desconfio. Por mais desenvolvido que estejamos, não conseguimos estar sempre ótimos. Há dias de Céu azul e dias nublados, embora sabemos que o Sol sempre exista. Parece que se vive num mundo cor de rosa, num flat world, num mundo sem ondulações.
Outro exemplo:
“- Estive com aquela pessoa, com aquele grupo e hoje não me sinto nada bem, tenho a certeza que me sugaram a energia. Estavam numa ressonância tão baixa....”
Nos últimos tempos desta pandemia, ouvimos recorrentemente e até nos meios de comunicação, a expressão distanciamento social. Será mesmo um distanciamento social que se pretende dizer? Ou mais uma distância física? Deveríamos pensar mais a fundo no que dizemos.
Mas o pior de tudo é a expressão que se ouve tanto: “- É porque tinha que ser!!! É porque o universo assim queria!!!”
É o tanas!!!.. Não é nada porque tinha que ser, mas simplesmente porque deixamos acontecer. Somos donos das nossas decisões, colhemos o que semeamos. O problema é que nem sempre sabemos o que semeamos.
Se não jogarmos na Lotaria, não adianta lamentar, nem rezar a Deus para ganharmos, pois a única forma é irmos a jogo.
Se nos acontece algo, ou não nos acontece algo é porque permitimos que isso nos ocorra. Tudo o que se passa na vida é fruto das nossas ações, das nossas decisões. Plantamos sempre o que semeamos. Podemos é não ter consciência disso. Mas não é obra do espírito santo, ou neste caso do universo, acontecer isto ou aquilo.
Sejamos responsáveis e mais conscientes nas nossas ações e no que dizemos!!!
Todos estes exemplos têm uma réstea de verdade, mas ao mesmo tempo alimentarmos estas ideias só nos afasta de um sentido de responsabilidade interna. Atribuimos ao exterior a causa de tudo o que se passa na nossa vida e assim é uma forma pacífica e confortável de olhar o mundo e mantermo-nos sentados no nosso sofá.
Assumam-se, há dias piores, há dias melhores. O que nos acontece tem sempre a ver com as nossas ações. Enquanto a culpa estiver no exterior, enquanto considerarmos que o universo é que determinou isto ou aquilo, tenho a certeza que não vai haver mudança interna.
Sejamos claros e verdadeiros na nossa expressão!
Rui Sebők Bizarro

Comentários