Dia da Liberdade - 25 Abril


Sou um ser apartidário que não vive fragmentado. Não sou filiado em nenhum partido, nem tomo parte de discussões políticas e cada vez mais tento viver de forma totalitária, entregue à vida na sua totalidade.
Não vivo da política, pois o meu caminho não passa por organizar cidades ou estados, nem o mundo exterior, mas antes passa por organizar o mundo interior, os universos internos da psique.
Em Portugal hoje comemora-se o dia da liberdade e é este apelo simbólico acerca da liberdade que pretendo fazer com esta reflexão. Não propriamente fazer uma apologia ao 25 de Abril, a este dia histórico de revolução, mas apenas aproveitar o embalo do momento para abordar o conceito de liberdade que tanto prezo na minha vida.
Assim relembro a quem está a ler este texto, sobre a importância da liberdade a conquistar na sua vida.
Observem um cavalo a correr livremente numa seara de extensão infinita.
Coloquem-se no seu lugar e sintam a liberdade que este vive ao experienciar este galopar livre num prado verde a perder de vista, sem obstáculos. Sintam a sua felicidade, a sua plena realização, o seu natural estado de viver.
E fazendo a ponte com a vossa vida, conseguem correr desta forma como este cavalo? Sentir esta plena felicidade?
Caso não consigam, então o que vos prende? O que vos bloqueia?
O que vos limita para seguir em frente?
O que vos falta para se sentirem livres?
Que revoluções deverão fazer na vossa vida?
O que vos falta para poderem correr livremente, prosseguirem na vossa vida tal como esse cavalo o faz?
Quais são os obstáculos que vos impedem?
Ser livre é aquele que vive de acordo com a sua natureza, seguindo os seus trilhos naturais. Mas ser livre exige também esforço e autodeterminação, caso contrário, corremos o risco de cair em inéricas e em maus vícios.
Só através da liberdade é que o Homem se torna totalitário, completo, uno com o todo. No entanto, a liberdade está diretamente associada à responsabilidade, de forma a evitar cair no campo da libertinagem.
Liberdade não é libertinagem!
A liberdade é uma das maiores conquistas do ser humano, embora este seja naturalmente livre, mas convem ter sempre presente que a liberdade começa dentro de cada um e passa sempre por um desprendimento daquilo que mais vos limita na vida para assim poderem conquistar e viver verdadeiramente este conceito. Para se sentirem livres deverão fechar algumas portas para que novas portas se possam então abrir.
Façam as vossas escolhas para conquistarem a vossa liberdade.
Ficam aqui estas reflexões para este dia da Liberdade 💖
Excelente dia!!!
Rui Sebők Bizarro

Comentários